Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

4 razões por que o chocolate é bom para a sua saúde

Da próxima vez que o seu filho quiser comer chocolate, não diga «Não!».

A prova mais recente dos benefícios do chocolate foi publicada na revista Neurology. Os investigadores descobriram que o chocolate pode ajudar a manter o cérebro saudável e agilizar o raciocínio.

Esta nova descoberta é promissora, mas não é o único benefício para a saúde que parece resultar da ingestão de chocolate. Aqui estão mais três razões porque deve manter o chocolate na dieta da sua família.

Coração saudável – o consumo diário de chocolate pode reduzir o risco de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral em alguns doentes de alto risco, de acordo com um estudo publicado na revista British Medical Journal.

Potencialmente emagrecedor – se sempre pensou no chocolate como um alimento indutor de ganho de peso, talvez seja melhor reapreciar este mimo saboroso. Um estudo descobriu que as pessoas que comem chocolate regularmente são mais propensas a serem mais magras do que aquelas que não o fazem. As pessoas no estudo que admitiram comer chocolate cinco vezes por semana ou mais tinham um índice de massa corporal (IMC) mais baixo do que aquelas que comiam chocolate com menos frequência, de acordo com o referido estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine.

Controlo do apetite – o chocolate contém fibras saciadoras, que são inibidoras naturais do apetite. Isto significa que ceder ao desejo de chocolate, acaba-se por ingerir menos calorias do que quando se tenta evitar comer chocolate.

Embora sejam muitas as razões para desfrutar de chocolate, também é importante ter atenção ao seu consumo. Aqui estão algumas dicas para escolher o chocolate de alta qualidade, para que possa manter todas as qualidades nutricionais.

Quanto mais escuro o chocolate, melhor para a saúde. O chocolate puro é bastante amargo e é por isso que uma tablete de chocolate tem quase sempre uma combinação de chocolate com outros ingredientes. Mas é a parte de chocolate que contém as coisas boas: fibras, magnésio e antioxidantes.

Façam o vosso próprio chocolate quente. O chocolate quente de pacote é conveniente, mas poderia ser melhor para a saúde. Para aumentar o perfil nutricional do chocolate quente, comprem chocolate em pó sem açúcar, e adicionem o seu próprio adoçante. Além disso, mantenha-o tão escuro quanto possível. E torne o ritual de fazer um chocolate quente numa actividade familiar.

Sejam criativos com o cacau. Se não gostam da ideia de comer uma tablete de chocolate ou de beber chocolate regularmente, há algumas outras opções. Experimentem polvilhar cacau em pó nos cereais de pequeno-almoço ou num iogurte.

 

Fonte: Sapo Crescer