A Importância da Família Fev18

Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

A Importância da Família

Transmite-a aos teus filhos através de actividades práticas e divertidas.

A Importância da FamíliaRecordas-te dos meses de verão em que viajavas até à casa dos teus avós para passar inesquecíveis momentos em família?

As brincadeiras com os primos, os mimos dos tios e as histórias deliciosas que os mais velhos não se cansavam de repetir…

Porque a nossa história de vida é, também, a história dos nossos antepassados, deixamos-te algumas sugestões que te podem ajudar a preservar. Aproveita-as e serve-te delas para reforçar os laços com o teu filho, incutindo-lhe valores fundamentais!

Digitaliza fotografias antigas

Faz uma pausa na rotina e dedica-te a preservar as fotografias antigas que se encontram guardadas e se podem degradar, digitalizando-as e gravando-as em DVD. Mostra-as ao teu filho, explicando-lhe quem são os familiares retratados.

Faz um jogo de adivinhas, pedindo-lhe para que tente identificar as pessoas que surgem em cada uma dessas imagens e conta-lhes histórias e episódios curiosos sobre cada uma delas.

Se preferires, podes até convertê-las num vídeo com música e dedicatórias, recorrendo a programas específicos disponíveis no teu computador e fazer depois uma sessão em família. Vai ser divertido!

Faz uma árvore genealógica

O primeiro passo para construir uma árvore genealógica é falar com os teus familiares mais velhos, para recolher informações. 

Posteriormente, e através de uma rápida pesquisa na Internet, encontrarás vários sites nos quais poderás criar a tua árvore genealógica personalizada. Depois é só emoldurá-la e, se quiseres, oferece-la aos teus familiares. Uma prenda original!

Para os teus filhos, no entanto, a parte mais animada será a que te propomos de seguida. Diverte-te com os teus filhos no computador e cria a árvore genealógica da tua família em www.meusparentes.com.pt.

Organiza álbuns temáticos

Esta é outra das actividades em que podes envolver as crianças, aproveitando para lhes transmitir informações sobre as pessoas da família ou os locais que visitaram. Na era da fotografia digital, o computador tornou-se o álbum favorito de muitas pessoas.

A nossa sugestão é que faças uma selecção dos melhores momentos, por exemplo, das tuas férias na praia, da festa de casamento do teu irmão ou da viagem que fizeram o ano passado e os imprimas em papel fotográfico.

Compra um livro em branco, escolhe as melhores fotos para a capa e faz um álbum inesquecível, por temas, com a ajuda dos mais pequenos. Não te esqueças de colocar títulos nas fotografias e comentários curiosos que marcaram esse evento da vida familiar.

 

Viagem em família

Organiza uma viagem com toda a família e redescobre as tuas verdadeiras origens. Planeia com calma todo o percurso e revive com os teus primos, tios e avós os melhores momentos da tua infância.

Aproveita, também, para mostrar aos teus filhos a casa onde os seus avós viviam e o parque infantil onde brincava quando era pequena.

Peça-lhes depois que escrevam uma redação sobre essa experiência, que poderão ilustrar com as fotos que forem tirando durante esse período e as mais antigas que tiver dos mesmos locais. Depois manda encadernar. Daqui por uns anos eles vão gostar de ler e de relembrar esses momentos passados em conjunto.

Cria um blogue familiar

Se gostas de viajar na internet e és receptiva a novas experiências, aventura-te e cria um blogue no qual poderás partilhar as novidades sobre a tua família, mas também, vídeos e fotografias dos melhores momentos. Convida outros elementos da família a participar.

Uma das vantagens dos blogues é permitir que os utilizadores publiquem o seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na Internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. Para isso, aceda a http://blogs.sapo.pt (em português).

Depois, é muito fácil, basta seguires os passos: criares um registo e uma palavra-passe, atribuires um nome ao blogue e seleccionares um dos vários modelos disponíveis. A partir daí, dá largas à imaginação…

Escreve um livro de receitas

Recordas-te do cheiro do leite-creme queimado que pairava no ar em casa dos teus pais na época de Natal? Pois aí está um excelente pretexto para imortalizar alguns segredos de família.

Prepara um caderno de receitas com todos os pratos irresistíveis que fazem sucesso nas reuniões familiares, ao longo dos anos. Pede testemunhos aos verdadeiros chefes de cozinha da família, ouve os teus filhos sobre os seus pratos preferidos e registe todos os truques culinários para confeccionar as delícias que são tradição na tua casa.

Adaptado do texto: Raquel Pires e Luis Batista Gonçalves

Fonte: Sapo Lifestyle