Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

A leitura na primeira infância

O que diz a investigação sobre a importância da leitura para a criança na primeira infância

Quanto mais cedo as crianças ganharem hábitos de leitura, mais benefícios e competências ganham ao longo da vida.

Estudos recentes apontam para a importância de os pais modelarem o comportamento de leitura com os seus filhos, explica a psicóloga clínica Teresa Abreu, também coordenadora científica de O Nosso Bebé.

Segundo Zimmermman e colaboradores, o amor pela leitura e pelo conhecimento não pode ser forçado e a criança faz o que vê os pais fazerem. Os autores salientam também a importância da conversa, da leitura e do contar histórias a partir dos seis meses, como forma de facilitar a aquisição posterior da linguagem e da leitura. E mais, que a leitura mais eficaz se pontua por questões e partilhas com a criança, mesmo quando esta ainda não responde verbalmente.

Isto porque, embora o discurso do adulto seja importante, é igualmente essencial interagir ao máximo com a criança. Resumindo numa ideia, é fundamental que os pais leiam com a criança e não para a criança.

A Academia de Pediatria Americana aponta algumas recomendações com a finalidade de ajudar a interacção entre os pais e a criança pela leitura, por exemplo: enquanto se lê para a criança parar, para que olhe as imagens, perguntar o que vê nas imagens e falar da relação da imagem com a história; usar vozes divertidas e sons de animais, sem medo de exagerar, ajuda a criança a ficar entusiasmada com a história.

Fonte: Sapo Crescer