Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Como cuidar de cabelo crespo de criança

 Cuidados básicos para cabelos crespos de crianças. Da lavagem ao corte – dicas para aprender a cuidar também dos cabelos dos pequenos. 

   Como cuidar de cabelo crespo de criança

Muitos pais não sabem cuidar dos cabelos crespos dos filhos. Isso é, em parte, compreensível existem muitos tutoriais, produtos e dicas de cuidados para cabelo liso, cacheado, quebradiço, mas pouco sobre cabelo crespo e pouquíssimo sobre como cuidar do cabelo crespo de crianças. Mas hoje podemos mudar isso e colocar um sorriso no rosto das crianças.

A primeira dica é valorizar a beleza natural do cabelo da criança. Nada de dizer que o cabelo dela é ruim e etc… ; É ruim nada! Você é que ainda não pegou “a manha” de cuidar dele. 

Vamos aos cuidados básicos?

Lavar

Na hora da lavagem utilize pouco champô e lave bem o couro cabeludo com movimentos suaves e circulares. Depois do enxágue, aplique o condicionador no comprimento dos fios.

Retire o excesso de água delicadamente com uma fralda de pano ou toalha de microfibra sem esfregar. A toalha de algodão aumenta o efeito frizz nos cabelos crespos.

O cuidado com a lavagem está também na fórmula do produto. Você deve evitar fórmulas que contenham sulfato, silicone, parafina e óleo mineral. Mesmo os produtos indicados para bebés e crianças dão uma escorregada e podem conter esses ingredientes, portanto, fique de olho.

Pentear

Tenha a ferramenta certa, um pente de cerdas separadas agridem menos os fios. Os dedos também podem ser óptimos aliados.

Evite pentear o cabelo seco, por ser muito fino ele facilmente quebrará. Prefira fazê-lo quando estiver lavando a cabeça, depois da aplicação do condicionador. O pente deslizará melhor.

Também é possível pentear o cabelo na hora do creme de pentear. Passe no comprimento dos fios e desembarace.

Comece a desembaraçar pelas pontas e avance lentamente até a raiz. Se quiser, separe o cabelo em 4 partes. Tenha o cuidado de segurar cada mecha, assim ao encontrar um nó você evita puxões na cabeça da criança.

Definir os cachos

Activador de cachos é um produto inseparável do cabelo crespo. Após champô e condicionador, a aplicação desse creme é fundamental. Ele ajuda no condicionamento, na hidratação, do brilho, controla o volume e activa o cacho. Em relação à quantidade, cada cabelo tem a sua necessidade. Só cuidado para não exagerar e deixar os fios pesados.

Após a aplicação do activador de cacho, aproveite para pentear.

Pegue uma toalha de papel absorvente e vá apertando os cabelos de baixo para cima suavemente e repita ao menos duas vezes em cada mecha.

Hidratar

O cabelo crespo é fino e quebradiço, precisa ser hidratado para crescer com força e definição. Quanto mais hidratado, mais cachos activados.

O spray hidratante e de brilho é a solução perfeita!

Secar

O melhor é deixar secar naturalmente mas tratando-se de crianças, às vezes é necessário secar o cabelo, então vamos lá! Você deve utilizar uma toalha de microfibra ou uma fralda de pano apertando os cabelos de baixo para cima suavemente. Além disso, pode utilizar o secador de cabelo na potência mínima usando de preferência o difusor fazendo movimentos de baixo para cima, da ponta dos cabelos para raiz. Os cachos ficam definidos e o cabelo sequinho.

Pode aumentar a temperatura do secador? Até pode, numa emergência. Mas quanto menos calor melhor para não drenar a água e a hidratação dos fios e couro cabeludo.

Pentear fora do dia da lavagem

Bom, sabemos que não são todas as famílias que têm tempo para um ritual de beleza todos os dias e que as crianças (ainda bem!) nasceram para correr, brincar e se descabelar, certo? Sendo assim, em algum momento você vai precisar pentear o cabelo delas fora do dia da lavagem.

Sem pânico, aqui vai uma dica: use activador de cachos diluído.  Você vai precisar de um borrifador comum, uma ou duas “moedas” de activador de cachos e 100ml de água. Coloque a água no borrifador, creme e agite bem. Tá pronto! E você pode usar a mistura por até 5 dias. Vá borrifando no cabelo e quando estiver húmido comece a pentear.

Cortar

No que diz respeito ao corte de cabelo de criança, siga a regra dos adultos, cortar as pontas regularmente contribui para a beleza dos cabelos crespos.

Na hora de escolher um corte, opte pelos em camadas ou suavemente repicados pois dão forma ao cabelo todo. Cortes com a base recta não são aconselháveis.

Fonte: adaptado do artigo de Soul Negra