Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Homens também devem usar condicionador

A maioria dos homens não gosta de usar condicionador e acaba ficando apenas com o champô (2 em 1 na melhor das hipóteses). Neste artigo iremos mostrar como o uso de condicionador é imprescindível.

Nós usamos champô para lavar a cabeça e os cabelos. Se tivéssemos apenas sujeiras hidrossolúveis (solúveis em água) não precisaríamos de champô, bastaria lavar a cabeça e os cabelos com água limpa. Porém, como a maioria das sujeiras é oleosa (excesso de sebo produzido pelo couro cabeludo, poluição, fumaça de churrasco, cheiro de comida), apenas a água não remove essa sujeira – lembre-se que águe e óleo não se misturam. É por este motivo que usamos o champô, cuja principal matéria-prima é o tensoativo. Essa substância se dá bem tanto com a água como com o óleo, e assim acaba arrastando as sujeiras oleosas junto com a água.

No processo de limpeza, o tensoativo acaba arrastando outras coisas, como proteínas e lipídeos naturalmente presentes nos fios de cabelos, parte integrante de sua estrutura. Portanto, se lavados em demasia, nossos cabelos acabam ficando porosos, ásperos, sem brilho.

A função do condicionador é justamente repor estes lipídeos e proteínas perdidos no processo de lavagem, além de consertar os pequenas danos causados aos fios de cabelos, devolvendo-lhes a maciez e o brilho. A principal matéria-prima do condicionador tem carga positiva; e como o cabelo tem carga negativa (ainda mais nos locais onde sofreu dano), essa substância “gruda” no fio de cabelo. É como se o reboco da parede de sua casa tivesse um buraco e você colocasse cimento branco para consertá-lo e devolver a estética original da parede. O condicionador é o “cimento branco” que vai devolver o brilho e a maciez originais ao seu cabelo.

Assim, se você quer que a sua mulher elogie seus cabelos quando lhe fizer cafuné, use condicionador.

in Portal Homem