Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Março, Mês Mulher : Fique a conhecer quem são algumas das mulheres mais influentes de Angola

Nome: Isabel dos Santos

Idade: 40 anos

Data de nascimento:  1 de Abril 1973

Filha do presidente José Eduardo dos Santos, é uma empresária angolana, considerada a mulher mais rica e poderosa de África e, segundo a revista Forbes, a sua fortuna alcançou a marca dos mil milhões de dólares nota no inicio de 2013, passando a três mil milhões de dólares, em menos de um ano.

Detentora de 25% da operadora móvel Unitel, tem ainda outros 25% do Banco BIC em Angola, 25% da companhia de telecomunicações portuguesa ZON Optimus e perto de 20% do banco português BPI entre outros negócios em Portugal.

Yola semedo

2. Yola Semedo

Nome: Yola Moutofa Coimbra Semedo

Data de nascimento: 8 de Maio de 1978

Profissão: cantora

Nascida no município do Lobito, província de Benguela é mais conhecida por Yola Semedo. Cantora, dançarina, compositora, arranjadora vocal e produtora angolana desde a infância que descobriu o seu talento já que é proveniente de uma família de músicos. Yola Semedo chegou à fama como vocalista do grupo Impactus 4 com sucesso “magui”.

Iniciou a sua carreira musical em 1984, como vocalista, do grupo IMPACTUS 4 (formada por seus irmãos), na cidade onde nasceu, tendo feito sua primeira grande aparição pública no cinema Arco Íris, na cidade do Lubango.

Hoje com carreira a solo, Yola Semedo é uma das artistas mais respeitadas e requisitadas do país.

karina barbosa

3. Karina Barbosa

Nome: Ana Karina Barbosa Garcia de Carvalho Data de nascimento: 12/06/1972

Naturalidade: Lisboa/Portugal

Formação Académica: Licenciada em Relações Públicas e Publicidade

É um dos nomes mais sonantes da moda e entretenimento em Angola. C.E.O da conhecida agência de modelos Step Models, responsável pela realização de eventos como o famoso “Moda Luanda”, Karina conta com uma carreira com mais de duas décadas, primeiro em cima das passerelles e agora atrás delas.

rosa cruz e silva

4. Rosa Cruz e Silva

Nome: Rosa Maria Martins da Cruz e Silva

Naturalidade: Lobito

Curriculum Académico: 1986-1990 Licenciatura em História pela Universidade Clássica de Lisboa-Portugal

Rosa Cruz e Silva é com certeza uma das mais influentes mulheres do país. Nomeada Ministra da Cultura, por Decreto Presidencial, em Outubro de 2008 foi renomeada para o mesmo cargo em Fevereiro de 2010, no âmbito de reformulação da Constituição da República de Angola. Em Setembro de 2012 voltou a ser nomeada Ministra da Cultura no âmbito da formação do novo Executivo, do Governo eleito a 31 Agosto de 2012. Tomou posse a 1 de Outubro do mesmo ano.

ana paula dos santos

5. Ana Paula dos Santos

Nome: Ana Paula Cristóvão Lemos dos Santos Data de nascimento: 17 de outubro de 1963

Profissão: advogada

Cargo: Primeira-Dama

Antiga aeromoça do avião presidencial angolano, Ana Paula dos Santos conheceu seu marido durante o tempo em que trabalhava nos voos presidenciais das Linhas Aéreas de Angola.

Casou-se a 17 de Maio de 1991 com o presidente angolano José Eduardo dos Santos, com quem teve três filhos: Eduane Danilo Lemos dos Santos (nascida em 29 de Setembro de 1991), Joseana Lemos dos Santos (nascida em 5 de Abril de 1995) e Eduardo Breno Lemos dos Santos (nascido 2 de Outubro de 1998).

A primeira-dama de Angola fez o ensino médio de pedagogia e concluiu mais tarde o Curso Superior de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

patricia faria

6. Patricia Faria

Data de nascimento: 3 de Dezembro de 1981

Profissão: cantora, jornalista licenciada em direito

Começou a carreira como integrante do grupo Gingas do Maculusso. Deixou o conjunto para seguir carreira solo, e no ano de 2003, lançou o seu primeiro disco, “Emé Kia”, com repertório basicamente de sembas mas também com toques de kizomba e soul. Em 2009, lançou o seu segundo álbum, “Baza Baza”.

É locutora da Rádio Luanda, onde apresenta o programa diário “Jovial Cidade” e o semanal “Sábado Azul”, programas de grande audiência no país. Em 2011, foi integrante do júri do programa de TV “Angola Encanta”, similar ao americano “So You Think You Can Dance”.

kanguimbo ananas

7. Kanguimbo Ananás Data de nascimento: 3 de fevereiro de 1959

Profissão: escritora e psicóloga

A escritora e psicóloga Kanguimbo Ananás é uma das mais conhecidas personalidades no mundo da literatura angolana. Tem vários livros publicados como “Seios do Deserto”, “O Avô Sabalo”, “Soba Kangueia” e a “Palavra”, “As Férias de Yahula” e “O Regresso de Kambongue”.

leila lopes

8. Leila Lopes

Nome: Leila Luliana da Costa Vieira Lopes

Idade: 27

Província: Benguela

Nascida em Benguela a 26 de Fevereiro de 1986, Leila é a personificação da beleza nacional. Eleita e coroada como Miss Angola 2011 em Luanda, no dia 18 de Dezembro de 2010, foi a 12 de Setembro de 2011, coroada Miss Universo 2011 na cidade de São Paulo, Brasil o que trouxe um grande orgulho a todos os angolanos já que foi a primeira angolana a conquistar o título de Miss Universo.

lesliana pereira

9. Lesliana Pereira

Nome: Lesliana Massoxi Amaro Gomes Pereira

Idade: 26

Profissão: apresentadora de televisão e actriz

Conhecida como Lesliana Pereira, é modelo, apresentadora de TV  e actriz no mercado angolano. Depois de ter sido Miss Angola 2008, onde representou a província do Zaire onde nasceu rapidamente esta beldade angolana foi convidada para ir ao “programa do Jô”, o que lhe abriu portas a entrar na rede Globo com o seu próprio programa “Revista África”.

No mundo do cinema participou no filme da brasileira Xuxa “Mistério de feiurinha” e recentemente interpretou o papel de rainha Ginga no filme nacional com o mesmo nome.

nadir tati

10. Nadir Tati  Data de nascimento: 2 de Setembro de 1974

Província : Luanda

Profissão: Sociológa Criminal, Estilista e Consultora de Imagem

Estudou na África do Sul onde começou a carreira de modelo durante a qual trabalhou em vários países tais como a África do Sul, Gabão, Nigéria, Alemanha, Portugal e México.

Tati venceu a categoria “Melhor Designer do Ano 2010, 2011 e 2012”. O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente, em países como Estados Unidos da America, Portugal, México, Espanha, Moçambique , África do Sul, Macau, Coreia do Sul, Tanzânia e Togo.

Em Julho de 2012, a estilista apresentou a sua nova colecção na Semana da Moda Africana, em Nova Iorque. A colecção, intitulada “A minha Arte”.

Fonte: Sapo Mulher Angola