Mascar pastilha elástica aumenta ou diminui a fome? Abr01

Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Mascar pastilha elástica aumenta ou diminui a fome?

Perguntamos para a nutricionista funcional Gabriela Maia se mascar pastilhas elástica aumenta ou diminui a fome. Confira a resposta!

Mascar pastilha elástica ajuda a diminuir a fome sim! O doce é um artifício usado por muita gente para distrair, diminuir a ansiedade, a fome ou a vontade por doces.

Existem estudos que mostram que mascar pastilha elástica ajuda na diminuição da fome e, consequentemente, no controle do peso – principalmente se for consumido antes das refeições.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Glasgow, na Inglaterra, por exemplo, mostrou que mascar chicletes diminuiu em 8% a ingestão calórica e a vontade de comer guloseimas nos lanches. Isso porque o ato de mastigar o chiclete leva à sensação de saciedade. Assim, o consumo de calorias na refeição seria menor. Além disso, o chiclete ainda ajuda a diminuir o stress e a compulsão.

Mas o doce também tem contra-indicações, principalmente para quem tem gastrite ou úlcera. Isso porque mascar chiclete aumenta a produção de ácido clorídrico que, em excesso, vai irritar a parede do estômago, agravando o caso.

Prefira chiclete sem açúcar
Com relação à composição do chiclete, prefira as versões sem açúcar, que tem por base adoçantes como o sorbitol, maltitol e o xilitol.

O sorbitol é extraído naturalmente de frutas como ameixa, cereja, maçã, pêssego etc. e, assim como o maltitol, não pode ter um consumo exagerado, porque tem efeito laxante e pode causar diarreia.

Já o xilitol é um adoçante encontrado naturalmente em frutas como a maçã e o morango e em vegetais como a alface, a cebola e a cenoura. Sua característica mais interessante é o bom poder adoçante, sendo praticamente igual ao do açúcar mas sem produzir cáries – pelo contrário, o xilitol vem sendo utilizado contra a cáries por combater a principal bactéria causadora do problema, o streptococus mutans.

Então vale a pena dar uma olhada na lista de ingredientes da próxima vez que for comprar seu chiclete.

*Pergunta respondida pela nutricionista funcional Gabriela Maia
in Corpo a Corpo