O chocolate preto faz mesmo bem à saúde Mar26

Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

O chocolate preto faz mesmo bem à saúde

Fibras do cacau são importantes para o combate de doenças como o cancro do colón

O chocolate preto faz mesmo bem à saúdeMuitos outros estudos já publicados mostravam os benefícios do chocolate preto, mas as razões continuavam por desvendar.

Mas no encontro anual da American Chemical Society, em Dallas, John Finley, o professor e investigador da Universidade do Estado do Louisiana, afirmou “que alguns dos componentes do cacau são muito bons para saúde”.
Finley e Maria Moore, aluna e investigadora deste projecto, decidiram perceber de que forma as fibras não digeríveis do cacau, que vão directamente para o cólon, têm impacto no organismo.

Desta forma, os investigadores recorreram a um modelo de sistema digestivo similar ao do humano e concluíram que as fibras do cacau, depois de fermentarem, transformavam-se em ácidos gordos de cadeia curta, “a comida preferida das células do cólon”, explicou Finley.

“Existem dois tipos de bactérias no intestino, as boas e as más. As bactérias boas, tais como Bifidobacterium e a bactéria do ácido láctico, adoram chocolate. Quando comes chocolate preto, elas crescem e fermentam, produzindo componentes anti-inflamatórias”, explicou Moore no encontro.

Finley e Moore concluiram que a combinação do teor de fibra do cacau com os ingredientes não digeridos dos alimentos pode contribuir para a saúde, criando maior resistência ao cancro do cólon e à doença inflamatória do intestino.

 

Fonte: Sapo Mulher Angola