Os 6 Remédios da Natureza Out15

Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Os 6 Remédios da Natureza

O que fazer para se sentir sempre leve e saudável?

Conheça a melhor maneira de se livrar do cansaço e sensação de peso, prevenindo, assim várias doenças associadas ao stress da vida moderna.

Veja os 6 remédios que a natureza nos oferece sem pedir nada em troca!

1 – Ar
Locais bem arejados promovem um melhor desempenho das funções cerebrais, como pensar, raciocinar, analisar, decidir decifrar, ler e armazenar informações etc. A respiração profunda aumenta a concentração do oxigénio no sangue, eleva a pressão arterial, acelera os batimentos cardíacos e permite que ocorra uma maior irrigação dos tecidos e células, promovendo bem-estar, fortalecimento e nutrição ao corpo.

Se nos permitimos respirar profundamente por períodos regulares e longos durante o dia, teremos uma saúde melhor, uma disposição alegre e actividade mental aguçada!

2 – Água
Há sistemas do nosso corpo, como o renal, que utilizam a água para eliminar as toxinas que precisam de ser eliminadas para um melhor desempenho do cérebro. Alguns tipos de dores de cabeça podem ser resolvidos com a simples ingestão de água! Além disso, a pouca ingestão de água pode dificultar a acção dos leucócitos e facilitar a instalação de viroses como a gripe e constipações.

A água também tem funções terapêuticas se usada no exterior do corpo. A água fria tem a sua função terapêutica estimulante, assim como a água morna actua sobre o corpo de forma calmante. Seja em forma de líquido, vapor ou gelo, há múltiplas formas de usufruir dos benefícios deste maravilhoso elemento natural!

3 – Luz solar
Cada vez mais, tem-se comprovado que a ausência da luz solar na rotina diária das pessoas faz surgir o mau humor, depressão e stress. Em certos países do norte da Europa, as pessoas passam meses sem a luz do sol. Aqui, o índice de suicídio e depressão é bem maior que no resto do mundo.

A luz solar no início da manhã e no final da tarde, só traz benefícios ao organismo; são horários em que podemos expor grandes partes do corpo para receber directamente a luz do sol.

4 – Alimentação Saudável
Uma alimentação simples e natural favorece o bem estar geral da pessoa, a longevidade e o rejuvenescimento!

Na sua próxima refeição, inclua mais vegetais e legumes. Coma-os na sua forma mais natural (crua) e se os cozinhar, faça-o através do vapor, que preserva as vitaminas. Em refeições matinais e nocturnas, dê preferência à fruta. Use o pão integral, iogurtes naturais acrescidos de mel, passas, ameixas secas e flocos de milho. Use as carnes brancas (frango e peixe) e deixe a carne vermelha para ocasiões especiais. Você é aquilo que come! Seja natural!

5 – Exercício Físico
É o movimento que garante a vitalidade, jovialidade, beleza e bem estar que poucas pessoas exibem. O exercício físico regular e equilibrado promove a juventude na aparência e a boa disposição.

Movimento é vida e beleza. Ficar sem se movimentar e sem dar exercício ao seu corpo, significa envelhecer mais rápido e morrer mais cedo. Isto porque o exercício físico promove a activação da circulação sanguínea, irrigando melhor os órgãos e tecidos do corpo, trazendo os nutrientes e retirando as toxinas do corpo. Mais oxigénio alcança os tecidos e órgãos, substâncias revitalizantes são produzidas e o bem estar é estabelecido.

6 – Sono Regular
O ciclo do sono começa com a ausência da luz do sol. Aqueles que conseguem dormir cedo experimentam um descanso mais profundo devido a uma hormona chamada melatonina. Esta é produzida enquanto dormimos, mas somente nas primeiras horas após a ausência da luz natural e é mais uma droga poderosa que actua no cérebro, trazendo a sensação de descanso e bem estar.

Programe suas actividades e acostume-se a dormir o mais cedo possível. Sem culpa alguma, permita-se ter de 8 a 10 horas de sono!

Então? Disposta a experimentar?
Fonte: Revista Chocolate