Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Penteados discretos para os cabelos crespos

Quem trabalha em escritórios ou empresas grandes sabe que ter um visual formal é uma das exigências para conquistar uma boa vaga. E com cabelos crespos ou cacheados há sempre uma dificuldade na hora de domar os fios para compor um look mais sério.
Se a empresa já tem um código de vestuário estabelecido, é só ficar de olho em como as outras funcionárias se vestem para não errar no conservador ou descontraído demais.

Penteados discretos para os cabelos crespos

Quanto ao cabelo, a história é outra. Segundo especialistas, existe a ideia de que o cabelo liso é mais “profissional”, principalmente no ambiente corporativo formal. O cabelo crespo, se não for bem cuidado, pode sim passar uma imagem de desorganização. A maior resistência vem do conceito de que as pessoas que têm, e assumem seu crespo, são menos convencionais, mais livres, independentes. E estes ambientes preferem uma imagem mais estável, associada ao cabelo liso. Se o cabelo é muito encaracolado, pode transmitir uma imagem infantil.

Para que isto não ocorra, os fios precisam estar bem cuidados. O crespo encaracolado precisa de um produto que controle e defina os cachos – que devem ser mais soltos, de preferência. O problema maior é o crespo que parece ter vontade própria e fica descontrolado. Neste caso, o ideal é usar um acessório e prender o cabelo.

Penteados discretos para os cabelos crespos

Segundo estatísticas, à medida que as mulheres de cabelos crespos vão subindo de cargo nas empresas, elas tendem a adotar o liso. A consultora de imagem Ilana Berenholc acredita que a explicação pode estar no fato de que o cabelo liso também é sinónimo de status e condição financeira mais alta. “A posição hierárquica é associada à situação financeira e ao sucesso, e o cabelo liso é o que representa esta imagem”, afirma ela.

No entanto, não é preciso abdicar dos cachinhos para se adequar a padrões pré-estabelecidos. O segredo está em adotar penteados e produtos (leave-in, pomadas e anti-frizz) que deixem os fios saudáveis e bonitos.

Penteados discretos para os cabelos crespos

Fonte: Revista Afro