Ser filho único Set24

Tags

Outras Publicações

Ginga - A Marca da Família Angolana

Ser filho único

Estudos mostram que os filhos únicos podem ser mais seguros de si

Ser-se filho único não define por si só a futura personalidade da criança, como explica a coordenadora. «Depende mais dos pais do que da criança, da educação que lhe dão, das expectativas e das pressões a que os sujeitam e das características da personalidade dos pais, ou seja, do modo como eles próprios são ou não adultos e como conquistaram a sua autonomia emocional e satisfação na vida».

Os estudos mostram que o filho único pode ser mais seguro de si, com uma boa autoestima, independente e criativo. A criança pode ainda ter maior maturidade, capacidade intelectual, capacidade de liderança e desenvolvimento linguístico, pela maior atenção e estimulação com que cresce.

«É fácil cair na tentação de mimar ou proteger os filhos em excesso, sejam únicos ou não, pois todos os pais têm que se confrontar continuamente com a angústia de separação ao vê-los crescer e a conquistarem», explica a psicóloga clínica Teresa Abreu, continuando: «Em contrapartida, há a satisfação de os verem, precisamente, crescer, ir à conquista do mundo e da sua felicidade e de poderem tornar-se adultos seguros».

ESTRATÉGIAS A SEGUIR

É importante que os pais facilitem ao filho momentos de partilha e integração com outras crianças, estimularem-nos a participar em atividades desportivas e lúdicas, fora do controlo e da sua superproteção, e que desenvolvam as suas competências e fortaleçam a sua autoestima.

Teresa Abreu aconselha que sejam definidos limites de acordo com a idade e desenvolvimento da criança. «É fundamental que os incentivem a perseguir os seus objetivos, experimentar as suas competências, aprender com os fracassos e regozijarem-se com os seus sucessos, o que requer apreciá-los pela coragem e aceitá-los e respeitá-los com os seus limites ou “defeitos”. Não tentarem compensá-los continuamente por serem únicos, pois todos os filhos o são», termina.

 

Fonte: Sapo Crescer